Página Inicial
Sobre ElofarMedicamentosImprensaTrabalhe no ElofarFale Conosco
FacebookYoutube
  SAC 0800 600 1344 Aumentar a fonte  Voltar ao tamanho padrão  Diminuir a fonte
DESTAQUES   PÁGINA INICIAL
24/04/18

Homenagem: Roberval Silva, visionário e idealizador

Conheça mais sobre a trajetória do fundador do Elofar

Um bate-papo com Roberval Silva, fundador do Elofar, é capaz de prender a atenção de um jeito muito peculiar de quem com ele conversa. O desejo é de mais ouvi-lo do que falar. Isso porque, no auge dos seus 87 anos, costuma inspirar as pessoas com quem convive com suas histórias de superação e garra, sem falar da disposição pelo trabalho. Embora atualmente não faça mais parte da equipe do Elofar, onde trabalhou por quase cinco décadas, continua na ativa. Resolveu investir numa outra área de negócios, o mercado imobiliário.

Roberval Silva tem uma história como poucos. O jovem estudante, que usava um pé com o calçado e outro com a chinela, enquanto era consertado o solado desgastado, pontuou a sua trajetória de vida desde a adolescência, para que alcançasse sucesso e garantisse um futuro tranquilo para a esposa e os filhos. A vida dura e de muitos esforços marcou a adolescência e os primeiros anos de vida profissional do jovem descendente de italianos, que saiu com doze anos da pequena Urussanga, no sul de Santa Catarina. Desde o curso de contabilidade, nos idos de 1940, até a faculdade de farmácia, na Universidade Federal, ano a ano novas metas eram estabelecidas e atingidas.

Os anos como estudante foram difíceis. O dinheiro para se alimentar não era suficiente. Mas a situação difícil pela qual passava só lhe deu forças para seguir adiante e destacar-se como um dos melhores alunos do curso. Foi na faculdade, também, que se destacou pelo espírito de liderança, quando ocupou a presidência do Diretório Central dos Estudantes (DCE). Em 1954, apenas um ano após ter concluído a formação como farmacêutico, inaugurou a Farmácia do Canto, no bairro Estreito, próxima à sede do Elofar. Chegou a ter outras sete filiais, e nelas vendia alguns produtos de fabricação própria, como elixir paregórico, mercúrio cromo, limonada purgativa, líquido de Dakin, tintura de iodo, sal amargo, entre outros. Com o passar do tempo passou a vender a outras farmácias os medicamentos então produzidos, o embrião que levou ao Elofar.

 

De um susto, um grande acontecimento

O que Roberval não esperava é que teria problemas com a ditadura devido à sua liderança estudantil na época da faculdade. Quando, em 1964, passou a ser procurado pelos militares, mais uma vez foi estratégico em suas ações. Logo em 1º de abril, um dia após o golpe de estado, decidiu afastar-se de Florianópolis e, com o espírito visionário e empreendedor de sempre, aproveitou para percorrer todos os cantos do sul do País com a intenção de vender seus medicamentos. Nascia aí o Elofar.

Antes da partida, uma ligação para a esposa Ana Amélia, para que ficasse tranquila e não o esperasse voltar nos próximos dias. Motorizado, ao volante de sua Dodge, Roberval conduziu sua vida para mais um novo rumo. Um mês depois, quando retornou, decidiu realizar um sonho da época de estudante: abrir seu próprio laboratório farmacêutico. “Quando voltei, a surpresa foi grande. Eu tinha vendido todos os medicamentos levados na viagem e então decidi que ia partir para a indústria farmacêutica. Foi assim que começou a história do Elofar”, recorda Roberval.

Assim, em 1964, com apenas seis funcionários, foi inaugurado o Elofar, cujo nome remete à palavra “elo”. Uma sugestão do próprio fundador, que criou o laboratório com a finalidade de manter-se ligado às suas próprias farmácias e também às dos concorrentes, como fornecedor de medicamentos.

A estrutura foi comprada de um tradicional laboratório catarinense à época, o Rauliveira, e Roberval Silva tomou tanto gosto pelas viagens e pela comercialização dos medicamentos que, até 2012, era ainda responsável por grande parte das viagens comerciais do laboratório e, sem dúvidas, foi o grande precursor e incentivador da cultura da visitação aos distribuidores dos produtos do Elofar, uma prática mantida até hoje.



Fonte: Comunicação - Elofar
[+] destaques
 
voltar página
 
   
Conheça os produtos que compõem o portifólio de medicamentos do Elofar para diferentes classes terapêuticas.
ver medicamentos
 
Faça uma leitura online de Elofar Vida e viaje por diferentes assuntos, que vão desde conteúdos técnico-científicos a matérias de interesse geral.
edição do mês edições anteriores
       
 
Laboratório Farmacêutico Elofar Ltda.
Rua Aracy Vaz Callado, 612 - Estreito - Florianópolis-SC Cep: 88070-750
Fone: (48) 3027-1344   Fax: (48) 3027-1099   Sac: 0800-600-1344